Foi lançado, nesta semana, o livro Direito Penal e Novas Tecnologias, em comemoração aos 90 anos da Faculdade de Direito da UERJ e aos 35 anos de seu Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). Nosso sócio, Matheus Vellasco, contribuiu para a edição com um artigo em coautoria com a professora Isabelle Gibson, intitulado “A compensação penal por penas abusivas e a possibilidade de extensão dos efeitos da decisão proferida no RHC nº 136.961”, no qual abordam aspectos críticos e criminológicos relacionados à execução penal no Brasil
Uma obra que reflete a excelência acadêmica da UERJ
Sob a coordenação geral de Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, Cleyson de Moraes Mello e Gisela Sampaio da Cruz Guedes, e coordenação acadêmica de Patricia Mothé Glioche Béze e Christiano Falk Fragoso, o livro reúne mais de 40 artigos de pesquisadores e docentes de destaque, oferecendo uma visão plural, crítica e atualizada sobre o Direito Penal brasileiro.
Com 1052 páginas, formato 16 x 23 cm e publicado pela Editora Processo (ISBN 9786553782938), o volume vai além do registro comemorativo: é uma contribuição robusta ao debate jurídico nacional, reafirmando a vocação pública, interdisciplinar e transformadora da Faculdade de Direito da UERJ.
Uma obra de referência para juristas e estudiosos
Mais do que uma coletânea técnica, Direito Penal e Novas Tecnologias reflete o compromisso da UERJ com uma formação crítica, voltada para os dilemas sociais e éticos do nosso tempo. A diversidade dos temas e a profundidade dos textos fazem do livro uma leitura essencial para pesquisadores, magistrados, advogados, defensores, promotores e estudantes interessados em compreender, e transformar a realidade penal brasileira.
A publicação reafirma o papel da UERJ como um centro de excelência jurídica, comprometido com o ensino, a pesquisa e a extensão voltados à justiça social.
Garanta já o seu exemplar e mergulhe nos debates mais atuais do Direito Penal!